segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Atividades de leitura Compreensão


Enquanto quase todos nós podemos ler, a velocidade com que podemos ler e compreender o que estamos lendo é muito importante. Assim, como professor, é muito importante que se assegurem que os alunos de sua classe ocupam a compreensão da leitura como um assunto importante no início para que eles não enfrentam os problemas à medida que envelhecem.

Aqui estão algumas atividades de compreensão de leitura que você pode usar em sua classe para ajudar a aumentar o interesse dos estudantes no assunto.

Resenhas

Eu sinto que esta é uma das melhores atividades de compreensão de leitura. Aqui, o estudante é convidado a escolher e ler um livro de sua escolha. Após a leitura, eles têm que apresentar uma revisão do livro para toda a classe. A revisão pode conter um resumo pequeno da história, mas para além disso, os alunos têm que falar por conta própria sobre a forma como eles sentiram o livro era. Eles têm de fornecer subsídios a respeito de porque eles sentiram o livro era bom ou por que não era a marca. Eles também podem ser solicitados a justificar porque é que recomendo este livro para um amigo e também se eles aprenderam alguma coisa do livro.

A vantagem desta atividade é que apenas os alunos que leiam o livro, eles são obrigados a ler para entender e falar sobre o livro. Eles têm de falar sobre o livro e não sobre o que está no livro. Isso também irá ajudar a aumentar suas habilidades de comunicação e também proporcionar-lhes a confiança necessária para lidar com seus colegas de classe ou uma reunião. Estes dias, com o advento da Internet, os alunos pertencentes a um grau superior podem ser convidados a postar seus comentários sobre a Amazônia ou GeoCities. Isso ajudará a aumentar o seu sentimento de realização.

Palavras Secretas história

Eu li uma atividade muito interessante que foi apresentado por Janice Roehr um boletim informativo. Depois de ler uma história para a classe, ela escreve nomes, lugares e palavras de vocabulário da história em pequenos pedaços de papel e pinos-los nas costas dos alunos. Os estudantes então passear a classe e pedir pistas sobre o que é fixado nas costas de colegas que podem responder a uma resposta sim ou não. Uma vez um aluno identificou a palavra, eles têm que voltar seus assentos e anote o significado da palavra na história.

Esta é uma idéia brilhante, que vai obrigar os alunos (os mais jovens, melhor, já que serão mais entusiasmados) para ouvir todos os detalhes da história. Para os alunos em séries mais avançadas, você pode selecionar uma história difícil com um grande número de caracteres e palavras difíceis.

As previsões do Título

Outra atividade interessante foi apresentada por Donna Florek um boletim informativo. Antes de ler um capítulo para a classe, ela lê o título do capítulo e incentiva os alunos a prever, como o que vai acontecer e quais perguntas serão respondidas neste capítulo. O professor registra estes no quadro negro e cruza-los individualmente como e quando as previsões se tornar realidade ou as perguntas são respondidas. No final do capítulo, os alunos podem discutir a respeito de porque algumas das previsões não se concretizaram ou por que algumas perguntas foram respondidas.

Para esta atividade a ser um sucesso, é muito importante que nenhum dos alunos que leram o livro ou estão cientes da história. Esta é uma ótima atividade que vai ajudar a garantir que os alunos estão em sintonia e totalmente absorto na história. Esta atividade também pode ser seguido com a atividade os 'alternativos' Endings descrito abaixo.

Finais alternativos

Outra atividade que você pode introduzir nos graus mais elevados é pedir aos alunos para chegar a finais alternativos para uma história que eles leram com razões para justificar o fim proposto. Estes irão ajudar os alunos a se concentrar na história e também usar a sua imaginação para chegar a finais alternativos. No final da aula, você pode pedir aos alunos para votar se eles preferiam o final alternativo proposto por um estudante ou satisfeitos com o autor.

Espero que você tenha encontrado essas atividades úteis. O segredo é envolver os alunos em uma atividade que torna a aprendizagem divertida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário